Atualizado em 10/09/2024
*Calendário Acadêmico – 2024 – Resolução Nº 11/24-CEPE – cursos de 15 a 18 – REDEFINIDO PÓS GREVE
Matrícula Regular (SIGA): 26 a 28/Ago
Matrícula em Eletivas e Isoladas (SIGA): 9 e 10/Set
Semestre Letivo 2024.2 Início: 02/set
Semestre Letivo 2024.2 Fim: 14/Dez
Semana de Exames: 09 a 21/Dez
*Ensalamento Politécnico: ensalamento.leg.ufpr.br ou exatas.ufpr.br/ensalamento/
*Ensalamento Educação: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1yvr7yGgUh_iwqeJGY9uSOzQzSeQMjnbg/edit?usp=sharing&ouid=103620981174682718728&rtpof=true&sd=true
*Ensalamento Libras: Licenciatura em Letras Libras – Licenciatura em Letras Libras (ufpr.br)
https://forms.office.com/r/AFugH82azk <= Solicitar até 23/Ago
Veja as orientações de solicitação AQUI
https://forms.office.com/r/cQsuJ4xDa4 <= Solicitar de 02 a 12/Set
Confira as datas de análise e acesse o formulário AQUI.
https://forms.office.com/r/f7DkepEBkV <= Para alunos no ABI a escolha de Grau é irreversível – Leia as Orientações!
CEG359 – Fundamentos, projetos e práticas inclusivas – optativa para licenciatura (e bacharelado) será ofertada no 2024.2, 5as-feiras 13h30 às 17h30.
1. Ao solicitar matrícula, o SIGA só mostra disciplinas cujos pré-requisitos já foram vencidos. Conheça seu currículo!
2. Estudantes do currículo novo, não devem se matricular em disciplinas cujo código é do currículo antigo – o SIGA está permitindo uma ação contrária à Resolução CEPE-15/10, e portanto é ilegal. Confira os códigos corretos do seu currículo!
3. Cada trancamento de curso é vigente por 2 semestres letivos – no término do 1º semestre trancado, você pode solicitar destrancamento (via SIGA) para retomar o curso – verifique as datas/prazos no Calendário Vigente.
4. Estudantes SEM MATRÍCULA terão o Registro Acadêmico CANCELADO – se perder o período de matrícula, você pode solicitar suas matrículas no período de Ajuste de Matrícula (SIGA ou CMAT).
5. Se o SIGA NÃO REALIZAR A MATRICULA por NÃO ATINGIR CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 1ª solução: peça mais disciplinas para conseguir realizar a matrícula (depois pede pra tirar no ajuste o que realmente não precisa); 2ª solução: terá que pedir suas matrículas durante o período de Ajuste de Matrícula (SIGA ou CMAT).
6. Turmas de TCC (só currículos 2006/2012), Monografia, Seminários e Estágio para Bacharelado são solicitadas pela/o docente, com a lista de estudantes a matricular – isso é feito no período de Ajuste de Matrícula da CMAT.
Estudante Ingressante Bem-Vinda/o! Se você ingressou por Vestibular, sua 1ª matrícula ocorre de modo automático nas disciplinas indicadas abaixo:
Se ingressou de outro modo deverá se matricular via SIGA – veja aqui como proceder. E se for o caso, veja como solicitar equivalências.
Estudantes que ingressaram no ano corrente, que tiveram trancamento administrativo no primeiro semestre, ou que reprovaram as diciplinas CMM012 e CMM013, devem se matricular nas seguintes disciplinas: CEG204, CI182, CMM011 e ET084.
Seu pedido será analisado pela Comissão de Quebra de Pré-requisito, e em seguida, submetido à aprovação do Colegiado do Curso de Matemática.
Veterana/o, você deve anexar:
– sua integralização curricular recente +carta com justificativa para realizar a quebra + documentos que corroborem seus argumentos;
OU
– sua integralização curricular recente+carta de docente orientadora/or com justificativa(devem constar GRR e Nome da/o estudante, Nome da/o orientadora/or e assinatura, e motivo para realizar a quebra).
Recém Ingressada/o ou quem retorna de Mobilidade Acadêmica: você deve anexar:
– seu histórico escolar + ementa de disciplina cursada E vencida que justifique a quebra de pré-requisito.
Junte num único pdf os documentos listados – verifique período e acesse link para solicitar.
Ausência de algum dos documentos exigidos implica no indeferimento imediato do pedido.
Estudantes que ingressaram no curso de Matemática turno Vespertino, a partir de 2023 entram no modo ABI – Área Básica de Ensino. No 5º semestre você deve escolher se irá cursar licenciatura ou bacharelado. Com essa finalidade você deve baixar o Requerimento de Mudança de Grau, preencher e assinar. Em seguida deve digitalizar em formato pdf (máx. 10MB), e preencher o Formulário de Escolha de Grau – deve preencher seus dados e fazer upload do seu requerimento digitalizado.