atualizado em 27/03/2023
Vida Nova, Vida de Estudante de Matemática!
Caro(a) estudante, você que acaba de ingressar no curso de matemática, recém chegado(a) do ensino médio e começa um curso superior por primeira vez, saiba que algumas coisas mudam! Humm, na verdade várias… Os desafios e as demandas são maiores e mais intensos do que eram até o ensino médio, mesmo se estudou em escolas mais puxadas.
O primeiro passo nesta jornada é compreender que são necessárias muitas horas de estudo para apreender, assimilar e amadurecer os novos conhecimentos que terá diante de si. Por essa razão, a grade horária de seu curso ocupa apenas um período, tarde ou noite. No tempo restante, você deve se dedicar a estudar tudo aquilo que viu durante as aulas. Foi-se o tempo de estudar na véspera da prova. Começar a estudar duas semanas antes da prova pode ser tarde para alcançar resultados positivos. Agora é necessário estudar aula-a-aula! Docentes devem sempre dispor um horário de atendimento extra-aulas, e para as disciplinas iniciais costuma haver monitores, disponíveis em horários diversos. Procure-os! Saiba que
”Aquele que pergunta é um tolo por cinco minutos. Mas, aquele que não pergunta permanece tolo para sempre.” (Anônimo)
É importante saber organizar seu dia-a-dia, equilibrar a vida pessoal com a vida de estudante. Além de cuidar do óbvio (alimentar-se, dormir e ter bons hábitos de higiene), é necessário ir além. Para complementar sua formação matemática, recomendo que cultive o hábito da leitura. Leia bons livros, novelas, contos, crônicas… A arte de organizar ideias na sua lingua mãe (ou em outra!) se fará notar quando tiver que expressar ideias matemáticas. E tenha algum hobby! Algo que lhe ajude a espairecer, a distrair sua mente das contas e abstrações matemáticas que terá diante de si.
Evite se comparar com amigos(as) que ingressaram em outros cursos e universidades, cada um tem suas peculiaridades. Também evite também se comparar com colegas, em particular com o desempenho dos outros. Cada pessoa tem uma formação, uma bagagem de vida e de aprendizado, de modo que seu processo de aprendizado e evolução será único.
Desejo que esta nova jornada lhe traga mais do que uma formação profissional, que traga um novo olhar para a vida.
Bem vindos(as)!