Menu

Calouros(as) e Ingressantes

atualizado em 27/03/2023

  • Pedidos de Equivalência: Quem já tiver cursado outra faculdade pode solicitar equivalência para o que tenha vencido. Somente ingressante e quem retorna de mobilidade acadêmica pode pedir, e isso deve ser feito no semestre de ingresso/regresso, via SIGA. Providencie o histórico escolar e as ementas das disciplinas para as quais deseja pedir equivalência. Você terá que fazer upload desses documentos no SIGA. Conheça a Grade Curricular do seu curso, para identificar em quais disciplinas pedir equivalência, e se necessário, agende uma conversa com o(a) coordenador(ora).

  • Calouros (Vestibular UFPR): Suas matrículas serão efetuadas automaticamente nas disciplinas do 1º semestre:
  • CMM011 – Fundamentos da Matemática Elementar I
  • CMM012 – Funções
  • CMM013 – Matrizes e Geometria Analítica
  • CMM015 – Resolução de Problemas.

  • Ingressantes PROVAR & Outros: caso você não queira pedir nenhuma equivalência, deve se matricular nas disciplinas acima, através do SIGA – consulte o Calendário para saber o período de matrícula. Se solicitou equivalências, agende uma conversa com o(a) coordenador(ora) ou vice-coordenador(ora) para saber em que se matricular.

  • O ingresso no curso é realizado na Licenciatura, e uma vez dentro do curso o(a) estudante pode solicitar a Mudança de Grau para o Bacharelado. Ou ainda, pode cursar um grau e logo em seguida também cursar o outro. Isso é o que chamamos de Permanência – tal pedido deve ser feito no último semestre do 1ª grau. Para pedir, basta enviar um e-mail ao cmat@ufpr.br. Consulte o Calendário vigente para saber qual o período para realizar esse pedido.

Vida Nova, Vida de Estudante de Matemática!

Caro(a) estudante, você que acaba de ingressar no curso de matemática, recém chegado(a) do ensino médio e começa um curso superior por primeira vez, saiba que algumas coisas mudam! Humm, na verdade várias… Os desafios e as demandas são maiores e mais intensos do que eram até o ensino médio, mesmo se estudou em escolas mais puxadas

O primeiro passo nesta jornada é compreender que são necessárias muitas horas de estudo para apreender, assimilar e amadurecer os novos conhecimentos que terá diante de si. Por essa razão, a grade horária de seu curso ocupa apenas um período, tarde ou noite.  No tempo restante, você deve se dedicar a estudar tudo aquilo que viu durante as aulas. Foi-se o tempo de estudar na véspera da prova. Começar a estudar duas semanas antes da prova pode ser tarde para alcançar resultados positivos. Agora é necessário estudar aula-a-aula! Docentes devem sempre dispor um horário de atendimento extra-aulas, e para as disciplinas iniciais costuma haver monitores, disponíveis em horários diversos. Procure-os! Saiba que

”Aquele que pergunta é um tolo por cinco minutos. Mas, aquele que não pergunta permanece tolo para sempre.” (Anônimo)

É importante saber organizar seu dia-a-dia, equilibrar a vida pessoal com a vida de estudante. Além de cuidar do óbvio (alimentar-se, dormir e ter bons hábitos de higiene), é necessário ir além. Para complementar sua formação matemática, recomendo que cultive o  hábito da leitura. Leia bons livros, novelas, contos, crônicas… A arte de organizar ideias na sua lingua mãe (ou em outra!) se fará notar quando tiver que expressar ideias matemáticas. E tenha algum hobby! Algo que lhe ajude a espairecer, a distrair sua mente das contas e abstrações matemáticas que terá diante de si.

Evite se comparar com amigos(as) que ingressaram em outros cursos e universidades, cada um tem suas peculiaridades. Também evite também se comparar com colegas, em particular com o desempenho dos outros. Cada pessoa tem uma formação, uma bagagem de vida e de aprendizado, de modo que seu processo de aprendizado e evolução será único. 

Desejo que esta nova jornada lhe traga mais do que uma formação profissional, que traga um novo olhar para a vida.

Bem vindos(as)!

Universidade Federal do Paraná
Curso de Matemática – UFPR – Universidade Pública e GRATUITA

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 - Bloco PC
81530-000 | Curitiba |
cmat@ufpr.br
3361-3032
Universidade Federal do Paraná
Curso de Matemática – UFPR – Universidade Pública e GRATUITA

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 - Bloco PC
81530-000 | Curitiba |
cmat@ufpr.br
3361-3032

Editora UFPR nas Redes Sociais


Editora UFPR nas Redes Sociais