Menu

Estágio

atualizado em 28/11/2022

Estágio é uma atividade desenvolvida pelo(a) aluno(a) em uma empresa ou instituição, na área do curso. Todo estágio deve ser previamente autorizado pelo curso e pela UFPR.

Estágio Não-Obrigatório: não está vinculado a uma disciplina do curso; pode ser feito mais de uma vez.

Estágio Obrigatório: está associado determinadas disciplinas do curso e só pode ser solicitado durante o período de matrícula em disciplinas.

Lei do Estágio: A  Lei 11.788/08 estabelece que a Carga Horária máxima em estágio é de 30h/semana. É possível cursar até 40h, desde que tenha matrícula apenas em disciplinas de estágio, sem ultrapassar 40h/semana.

Parecer da Procuradoria da UFPR acerca de CH em Estágio No caso de dois estágios concomitantes, um obrigatório e outro não obrigatório, o parecer diz:

7. A fim de então esclarecer a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional, não há ilegalidade na realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios, simultaneamente, DESDE QUE CADA UM DELES NÃO EXCEDA O LIMITE DE […] 30 (TRINTA) HORAS SEMANAIS, COMO INSCRITO NO ART. 10 DA LEI 11.788/08 INCISOS I e II, respectivamente.

Para realizar Estágio Não-Obrigatório é necessário preencher o Termo de Compromisso de Estágio – deve ser assinado pela pessoa que irá realizar o estágio bem como pelo contratante, e ser enviado à cmat@ufpr.br. Em seguida é aberto um processo SEI, para o(a) estudante, onde será anexado e assinado pelo(a) coordenador(a) do curso, e em seguida será enviado à COAFE – esta irá verificar se está tudo em ordem a fim de deferir/indeferir o estágio. No caso de haver indeferimento, você deve fazer as correções indicadas para obter o deferimento. Ao final do estágio, você deve enviar o Relatório Final de Estágio, devidamente preenchido e assinado pelo(a) estagiário(a) e respectivo(a) supervisor(a); em caso de haver prorrogação do estágio, deve enviar o Relatório Parcial de Estágio, devidamente preenchido e assinado pelo(a) estagiário(a) e respectivo(a) supervisor(a). Em seguida esse relatório é anexado a seu processo o qual será assinado pelo(a) coordenador(a) do curso. O início de novo estágio, só é deferido se os relatórios de estágios anteriores estiverem anexados em seu processo.

Para realizar Estágio Obrigatório você receberá orientação da/o docente da turma em que se matriculou a respeito da documentação necessária.

Regulamento de Estágio no Curso de Matemática

Res. 01/21 – CMAT Estágio de Licenciatura: Regulamenta os estágios para alunos de Licenciatura em Matemática

Res. 02/21 – CMAT Estágio de Bacharelado: Regulamenta os estágios para alunos de Bacharelado em Matemática

Outros Documentos

Resolução 46/10-CEPE: Dispõe sobre os estágios na Universidade Federal do Paraná.

Manual de Estágios da UFPR: Regras e procedimentos para iniciar um estágio

Unidade de Estágios da UFPR: Documentos, formulários, dúvidas frequentes.

Atenção Orientador(a): Para disciplinas tipo TCC, Monografia e Estágio (obrigatório) o Art. 107º da Resolução 37/97-CEPE prevê a correção de nota e frequência:

… § 5o – Nas disciplinas previstas nos artigos 98 e 99 desta Resolução, somente poderão ser lançadas correções de notas e freqüência com efeito retroativo ao semestre/ano em que foi efetuada a correspondente matrícula quando houver comprovação de que a conclusão das referidas disciplinas se deu antes de decorridos vinte e cinco por cento (25%) do ano/semestre letivo subseqüente ao da matrícula nas mesmas, sendo que, não se verificando tal comprovação, será mantido o lançamento da  correspondente reprovação.

Onde conseguir Estágios Não-Obrigatórios?

Existem muitas empresas que oferecem estágios. Duas das mais recorrentes entre nossos estudantes são:

CIEE: https://www.cieepr.org.br/estudantes/programa-de-estagio/

GERAR: https://www.gerar.org.br/estagio/

Universidade Federal do Paraná
Curso de Matemática – UFPR

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 - Bloco PC
81530-000 | Curitiba |
cmat@ufpr.br
3361-3032
Universidade Federal do Paraná
Curso de Matemática – UFPR

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 - Bloco PC
81530-000 | Curitiba |
cmat@ufpr.br
3361-3032

Editora UFPR nas Redes Sociais


Editora UFPR nas Redes Sociais