Colação de grau

Colação de grau é o ato oficial da Universidade, obrigatório, por meio do qual o formando é investido na posse do grau acadêmico a que tem direito por haver integralizado o currículo pleno do respectivo Curso de Graduação. Trata-se de condição imprescindível para a emissão do diploma.

Colação com solenidade

Organizada por uma comissão de formatura dos estudantes, e ocorre em sessão solene do COUN.

ORIENTAÇÕES PARA COMISSÕES DE FORMATURA

Colação sem solenidade

Opção para os formandos que não desejam o ato solene. Ocorre uma vez por semestre. Todos os alunos com a grade integralizada serão incluídos nesta modalidade no ato do agendamento da colação, esta acontece após o prazo final de lançamento de notas.

Realizado o agendamento, todos os formandos serão avisados por e-mail.

Obs: No momento, a colação sem solenidade está sendo realizada de forma remota, devendo o formando:

1. Estar devidamente cadastrado no SEI – sei.ufpr.br;
2. Assinar eletronicamente os documentos TERMO DE ACEITE e ATA DE COLAÇÃO DE GRAU na data estipulada.

Antecipação de Colação de Grau

A antecipação de Colação Grau é um instrumento utilizado somente em casos excepcionais, em que o formando tenha urgência por motivos inadiáveis. Exemplo: convocação em concurso público.

Neste caso o processo deverá ser individual e o formando deve enviar para o e-mail da coordenação comprovantes da necessidade do pedido.

EMISSÃO DO DIPLOMA

Antes mesmo de colar grau, cada estudante deve anexar seus documentos pessoais no SIGA na aba “Documentos Pessoais”.

Tutorial para realizar o upload de documentos no SIGA

Após a colação de grau, e, devidamente anexada a documentação de cada formando no SIGA, a coordenação fará os trâmites para a emissão de diplomas.

Depois de prontos, e já na coordenação, cada estudante será avisado por e-mail para realizar a retirada.

Curso de Matemática – UFPR – Universidade Pública e GRATUITA

Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 - Bloco PC