atualizado em 15/08/2024
Manual da/o Estudante – CALOUROS & CIA – INGRESSO – PROGRAD/COPAP
O curso é determinado pelo PPC – Projeto Pedagógico de Curso ao qual corresponde uma resolução. Além disso, há portarias que determinam ajustes curriculares, ora incluindo disciplinas optativas ou adições curriculares, e outros detalhes. Nos links abaixo você pode acessar os PPCs, resoluções e portarias da Licenciatura, e Bacharelado dos currículos novo e antigo.
Conheça seu Curso!
O curso de Matemática apresenta dois Graus, Licenciatura e Bacharelado. Confira como mudar de grau, ou cursar ambos (Permanência – só para quem ingressou até 2022), em Grau e Permanência.
A maior parte do curso consiste em cursar disciplinas (obrigatórias e optativas), mas também há Atividades Formativas e Atividades de Extensão (ainda não foi implementada). Você também pode fazer parte do curso em outra instituição (no Brasil ou no Exterior), através de Mobilidade Acadêmica, popularmente conhecida como Intercâmbio veja a página da AUI – Agência UFPR Internacional.
DISCIPLINAS devem ser vencidas seja cursando/aprovando, ou via pedido de Equivalência, ou via exames de adiantamento ou de aproveitamento de conhecimento. Confira no Calendário quando solicitar e quando são realizados esses exames. Na UFPR há os seguintes tipos de disciplinas:
EXAMES:
A resolução 30/90-CEPE regulamenta adição curricular, enquanto a resolução 92/13-CEPE regulamenta dispensa, equivalência, exame de aproveitamento e exame de adiantamento.
Em meio às disciplinas do curso há Estágio, Monografia ou TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Confira os regulamentos nas abas correspondentes.
Confira no Calendário vigente os períodos de Matrícula Regular, Matrícula em Eletiva, Matrícula em Disciplina Isolada, bem como de Ajuste de Matrícula.
ATIVIDADES FORMATIVAS – estudantes do curso de Matemática devem cumprir 200h de tais atividades. É importante cumprí-las ao longo do curso, com Registro de Matrícula Ativo. Se estiver com o curso trancado, nada que seja realizado durante esse período vale para efeitos de integralizar o curso. Confira o regulamento e tabela de atividades e como validá-las em Atividades Formativas.
PERIODIZAÇÃO RECOMENDADA Para ter um bom andamento/rendimento no curso, é recomendável seguir a Periodização Recomendada, apresentada na Grade Curricular, pelas razões a seguir:
É possível cursar menos ou mais disciplinas do que as recomendada na Grade Curricular, desde que respeitadas as Carga Horária (CH) mínima e máxima por semestre. Você pode conferir as CH’s de seu grau, bem como o prazo máximo de integralização, em Curr-2018/2019 ou Curr-2006/2012.
Mas então, em quantas disciplinas se matricular? Um bom ponto de partida é seguir a Grade Curricular. Mas há quem prefira avançar no curso com mais tranquilidade, e há quem consiga ir mais rápido. Se você pegar muitas disciplinas, e perceber que não será possível ir bem em todas, é possível fazer Cancelamento de Disciplina Isolada via SIGA – verifique no Calendário vigente quando pode solicitar. Mas, analise com cuidado o que cancelar, para que no semestre seguinte não tenha dificuldade para realizar matrícula. Se necessário, converse com o(a) Coordenador(a) ou Tutor(a). Confira isso no Art. 61º da Resolução 37/97-CEPE.
Adição Curricular: Cada disciplina obrigatória é ofertada só uma vez ao ano. Algumas sempre em semestre ímpar e outras sempre em semestre par. Logo, uma reprovação traz um ano de atraso. Mas, para algumas disciplinas é possível cursar sua adição curricular – por exemplo, a Álgebra Linear para o curso de Matemática é a CMM031, a qual tem como adição a CMM212, que é ofertada para outros cursos do setor de Exatas e de Tecnologia. Ao cursar e aprovar a CMM212, você consegue vencer a CMM031. Confira as portarias com as adições em Curr-2018/2019 ou Curr-2006/2012.
Quebra de Pré-Requisito: Se você estiver fazendo o curso fora da Periodização Recomendada, pode ocorrer que num semestre você não consiga alcançar a CH mínima. Isso pode ocorrer se você ainda não venceu os pré-requisitos das disciplinas em oferta no momento. Nessa situação é possível solicitar quebra de pré-requisito, o que será avaliado pela comissão responsável, e poderá, ou não, ser concedido.
Por adiantar o curso, entende-se que você vai fazer tudo que deve no momento corrente de sua integralização, mais algo que vem imediatamente em seguida. Consideradas as disciplinas correntes em oferta, se você pular algum semestre do que tem por vencer, pra pegar matéria de semestre futuro, você está apenas fazendo bagunça!
TRANCAMENTO/DESTRANCAMENTO Pode ocorrer que você precise fazer uma pausa no curso. Nesse caso, é possível fazer Trancamento de Curso, via SIGA, desde que você já tenha vencido pelo menos uma disciplina. Cada trancamento tem duração padrão de dois semestres, sendo possível fazer Destrancamento para retornar logo após o primeiro semestre, via SIGA. É possível pedir até 3 (três) trancamentos, e o primeiro é deferido automaticamente. A partir do segundo trancamento, o pedido será apreciado e avaliado pelo Colegiado de Curso antes de ser deferido ou indeferido. Confira na Resolução 97A/15-CEPE – revogou o art. 61º da resolução 37/97-CEPE.
Ao retornar do trancamento pode ser conveniente você mudar para uma versão mais recente do currículo, se houver. É conveniente conversar com o(a) Coordenador(a) ou seu(sua)Tutor(a).
COA – COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO ACADÊMICA
Esta comissão tem por finalidade apoiar a coordenação na missão de orientar as/os estudantes para integralizar o curso da melhor forma possível – faz parte do Programa de Orientação Acadêmica, e os reguamentos/documentos podem ser vistos AQUI.
Para mais informações, entre em contato conosco: